segunda-feira, 18 de outubro de 2021

As áreas da Física Básica

 Quantas são e o que cada uma estuda?

A Física é dividia em vários ramos. Quais são eles? E o que cada um estuda? Discutiremos brevemente cada um deles e veremos exemplos de aplicações e, assim, poderemos percebê-los em nosso dia-a-dia. Entender essa subdivisão é fundamental para a compreensão acerca de quais fenômenos essa ciência estuda.

As áreas da física básica são: Mecânica, Termodinâmica, Oscilações e Ondas, Ótica, Eletricidade e Magnetismo e Física Moderna. 

1. Mecânica


Essa é a área na qual se estuda o movimento dos corpos, desde a queda de um corpo sob ação da gravidade ao movimento de um projétil lançado obliquamente, dentre muitos outros fenômenos afins.

Trem em movimento / Imagem: pixabay

É dividida em duas subáreas: Cinemática e Dinâmica. A primeira tem a função de descrever os movimentos, por meio de gráficos, equações, etc. A outra se concentra nos agentes físicos que causam o movimento, como a força, basicamente. Mas, em sua finalidade, o aspecto essencial da mecânica é o estudo do movimento.

    1.1. Aplicação

Um exemplo clássico da mecânica está presente nas estradas, principalmente nas que ligam os estados do país, como as BRs. Ainda não imaginou do que se trata? Os carros? Também, porém não é a ele especificamente que estamos nos referindo, mas sim aos radares, pois eles funcionam à base  do conceito de velocidade média, que é estudado em mecânica.
 
Radar / Imagem: pixabay
 

2. Termodinâmica


Basicamente, é o estudo da energia térmica dos sistemas. Há um enfoque sobre conceitos como calor e temperatura, os quais são muito presentes no cotidiano das pessoas, mas nem sempre as mesmas compreendem o que realmente significam. Também engloba as dilatações devidas a mudanças de temperatura, dentre outros fenômenos.

Fogo ardente / Imagem: pexels

    2.1. Aplicação

O termômetro, aparelho usado para medir temperaturas é uma bela aplicação cotidiana da termodinâmica que com certeza você já viu. Existem diversos tipos, de acordo com o corpo do qual se deseja medir a temperatura. Apesar de funcionar por ligação entre teorias de várias áreas da física, partem de um princípio da termodinâmica: equilíbrio térmico.

3. Oscilações e Ondas


Estuda as vibrações localizadas (oscilações) e propagação dessas vibrações (ondas). Engloba fenômenos presentes fortemente em nosso cotidiano.

    3.1. Aplicação

Podemos citar, por exemplo, as cordas de instrumentos musicais, digamos de um violão, que vibram e essas vibrações (ondas sonoras) são propagadas pelo ar até nossos ouvidos.

4. Ótica


Trata de fenômenos relacionados a luz, tais como refração, reflexão. Partindo desde perguntas leigas como "O que é luz?", "Como ela se propaga?", "Por que o céu é azul?", etc.

    4.1. Aplicação

Uma aplicação dá ótica muito importante, principalmente em tempos de pandemia como o que vivemos atualmente, é a fibra óptica, essa que permitiu reuniões, aulas, encontros virtuais entre famílias durante quarentenas e isolamento. Tudo isso pelo fato de a fibra óptica ser a responsável por levar internet de alta qualidade entre cidades, nações e até continentes (sim, elas atravessam o oceano).

5. Eletricidade e Magnetismo


Aqui se estuda os fenômenos elétricos e magnéticos. Tais como raios, geração de energia elétrica que utilizamos em nossas casas, o funcionamento de um ímã, etc.

    5.1. Aplicação

Creio que essa área dispensa citar aplicações, certo? Poderíamos aqui citar infinitas, mas com certeza você já está lendo o presente artigo por algo que é alimentado por energia elétrica.

6. Física Moderna


Estuda a física desenvolvida a partir do século XX, englobando assuntos como Relatividade e Física Quântica. Em relatividade, por exemplo, se estuda movimentos com velocidades muito altas, próximas à da luz ou com boa fração dela, pois tais movimentos não são descritos corretamente pela mecânica clássica. Em física quântica, se estuda fenômenos na escala atômica, subatômica e partículas de alta energia, enfim, costuma-se dizer que é a física do muito pequeno.

    6.1. Aplicação

O GPS, muito utilizado atualmente e incorporado em dispositivos celulares, computadores, carros, etc., funciona à base da Teoria da Relatividade.


Referências


NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física    básica, 2: fluidos, oscilações e ondas, calor. - 5. ed. - São Paulo: Blucher, 2014.


______________ Curso de fisica básica, 3: eletromagnetismo. - 2. ed. - São Paulo: Blucher, 2015.


______________ Curso de física básica, 4: ótica, relatividade, física quântica. - 2. ed. - São Paulo: Blucher, 2014.


LUZ, A. M. R.; ÁLVARES, B. A. Física: volume 1. - São Paulo: Scipione, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário